Blog Tools
Edit your Blog
Build a Blog
RSS Feed
View Profile
« October 2003 »
S M T W T F S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
You are not logged in. Log in
Entries by Topic
All topics  «
Interessantes
ZonaNon
Descobrir weblogues
Bloco-notas
Estatisticas
Technorati Profile
Tirem-me daqui!
Saturday, 4 October 2003
O
Mais uma vez tenho que dizer que subscrevo integralmente, e integralmento transcrevo, o escrito de alguem com quem muitas vezes n?o concordo. Escreve Henrique Monteiro no Expresso de hoje:
E triste ver alguem desperdicar oportunidades ou talentos. Pior e ver alguem fugir as responsabilidades. Se o reitor de uma universidade - uma universidade a serio, n?o dessas de v?o de escada - se considerar a si mesmo um mero funcionario de terceira categoria, o que poderemos pensar dele? Que dizer de um professor catedratico prestigiado, eleito pelos seus pares (e tambem por estudantes - oops, n?o estara aqui o problema?) para dirigir a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa, que se compara a um portageiro de auto-estrada?
Longe de n?o ter pelos portageiros respeito e considerac?o. Apenas espero mais de um reitor. Quando Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra, diz que n?o concorda com a atribuic?o as universidades da responsabilidade da fixac?o das propinas, para logo em seguida ironizar, comparando-se a si proprio ao portageiro que decide o preco da portagem, e altura de pensar que algo n?o esta bem. Eu, pagador de impostos, espero que o reitor eleve a sua auto-estima. Que se leve um pouco mais a serio. Ou que seja intelectualmente mais honesto.
Porque percebemos bem a vontade que os reitores tem de que tudo o que diz respeito a dinheiro seja decidido pelo ministerio. Assim, o onus e politico como se o preco da educac?o numa universidade do Estado fosse algo de essencialmente politico. O senhor reitor quer ter o poder e a influencia na pedagogia; pretende a mordomia e a distinc?o na vida, mas n?o quer - e disso foge como o diabo da cruz - a responsabilidade de afrontar os estudantes. Estes s?o demagogicos quando protestam por aumentos muito inferiores ao que pagam numa noite de copos, mas o reitor n?o quer saber disso. Eles que protestem com o ministro, que o reitor la esta para ser adulado, para lhe darem palmadinhas nas costas e para o invejarem no seu alto estatuto.
Confus?es? Pernas para que te quero!
PS - Ja depois de escritas estas linhas, a SIC divulgou que a filha do ministro dos Negocios Estrangeiros tera entrado em Medicina ao abrigo de uma cunha! Para alem do deploravel espectaculo de nepotismo dado pelos titulares do Ensino Superior e dos Negocios Estrangeiros, esta historia so reforca a necessidade de inteira autonomia universitaria. Que pais e este, onde um ministro pode decidir quem entra na Universidade?

Posted by frestivo at 4:30 PM BST
Updated: Saturday, 4 October 2003 4:32 PM BST
Post Comment | Permalink
Saturday, 20 September 2003
A Responsabilidade das Elites, de Novo
Nem todos os dias concordo com o Director do PUBLICO. Mas hoje n?o posso estar mais de acordo. Subscrevo, e transcrevo, a primeira parte do seu Editorial:
Escreveu-se aqui a semana passada que "um dos sinais da degradac?o das sociedades democraticas e liberais e a demiss?o das suas elites". Citaram-se na altura dois exemplos. Podiam-se ter citado mais, ate porque s?o infelizmente abundantes. E por isso que se volta ao tema.
Tomemos o caso da decis?o do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) de aconselhar as escolas que cobrem aos seus alunos n?o a propina que considerarem adequada nos limites estabelecidos pela lei, mas sempre e so a propina minima. E uma decis?o que, mesmo que nalguns casos possa invocar fundamentos politicos e ideologicos, decorre de uma cobardia indisfarcavel: os reitores n?o querem afrontar os estudantes. N?o querem chatices. Querem dinheiro, mas n?o querem os problemas que cobrar para ter esse dinheiro implica.
Pior: e um sinal de que os reitores n?o querem sair do "tudo igual" mesmo quando sabem que tudo e diferente, isto e, que n?o est?o disponiveis para que as escolas que se sentem mais seguras com a qualidade do ensino que ministram o tornem publico pedindo propinas mais elevadas. Por outras palavras: n?o se importam de igualar por baixo desde que isso n?o ponha a nu as diferencas de qualidade, pois isso mostraria que ha escolas de qualidade diferentes, escolas que s?o capazes de captar mais alunos apesar de pedirem propinas mais elevadas, escolas capazes de pedir propinas mais elevadas acreditando que isso n?o as prejudica, antes lhes permite serem ainda melhores.
Felizmente a Universidade Nova de Lisboa furou o consenso e, antes mesmo da lamentavel recomendac?o do CRUP, anunciou que iria cobrar as propinas pelo valor maximo. O que significa que acredita que os alunos n?o v?o fugir por causa disso, pois est?o dispostos a pagar um pouco mais por mais qualidade. A isto chama-se liderar, o que implica arriscar. E o que se espera das elites. E o que n?o fez o CRUP.
...

Posted by frestivo at 10:12 PM BST
Updated: Saturday, 20 September 2003 10:20 PM BST
Post Comment | Permalink
Blogar
Nem todos blogar?o com a mesma frequencia. Alias, pensando melhor, muito poucos blogar?o com uma frequencia certa. Uma vez por dia, por exemplo. Cada um devera ter o seu espectro de frequencias, uns mais largos e outros mais estreitos, uns mais planos e outros mais de riscas, sei la!
Aqui esta um assunto que pode ser interessante estudar.

Posted by frestivo at 10:04 PM BST
Post Comment | Permalink
Tuesday, 9 September 2003
Propinas
A quest?o das propinas s?o duas: quanto custa o ensino universitario e quanto financia o Estado cada aluno.
O que se discute neste momento e a diferenca entre estes dois valores, quando o importante s?o um e outro.
A verdade e a transparencia exigem que se saiba qual o custo real por aluno, em cada instituic?o, em termos absolutos e em termos relativos, e em comparac?o com o que se passa noutros paises. So assim saberemos se o nosso dinheiro esta a ser bem gasto, e em quanto e que o Estado realmente financia cada aluno.
Nesta perspectiva, defendo duas medidas muito simples:
- um regulador para o ensino superior, que fixe o preco justo de cada curso, e que seria o valor que cada escola receberia por cada aluno,
- ensino superior financiado integralmente pelo Estado apenas para quem tenha 100% de aproveitamento, financiamento que diminuiria drasticamente com a acumulac?o de reprovac?es.
N?o seria mais justo, e ... mais barato?

Posted by frestivo at 9:20 PM BST
Post Comment | Permalink
Monday, 8 September 2003
Dois mil
Gosto muito do Bloco-notas. Nota-se. E de ser o 2000? blogue ali indexado.

Posted by frestivo at 11:54 PM BST
Updated: Saturday, 4 October 2003 10:18 PM BST
Post Comment | Permalink
Arrumac?es
Setembro e o mes de arrumar papeis. E de reler. Encontrei um, de 1988, com os dois primeiros paragrafos de um artigo que n?o escrevi:
Conto-me no numero daqueles que defendem uma Universidade autonoma e independente, tutelada pelo Estado apenas na justa medida em que a este compete zelar pelos interesses dos seus cidad?os, entre os quais o de assegurar aos mais novos o ensino a que tem direito.
Autonomia e independencia que so ser?o cabalmente atingidas quando a Universidade for capaz de implementar uma politica de custos reais para o financiamento das suas actividades e de adoptar uma postura empresarial na sua gest?o.

Posted by frestivo at 10:22 AM BST
Updated: Monday, 8 September 2003 10:26 AM BST
Post Comment | View Comments (1) | Permalink
Sunday, 7 September 2003
Hoje e o primeiro dia...
Aqui estou eu.
Cheguei.
Vou tentar usar este espaco para partilhar ideias e opini?es com os seus leitores.
A Universidade sera provavelmente o tema mais frequente, mas n?o unico.

Posted by frestivo at 4:39 PM BST
Post Comment | View Comments (1) | Permalink

Newer | Latest | Older