Blog Tools
Edit your Blog
Build a Blog
RSS Feed
View Profile
« September 2003 »
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
You are not logged in. Log in
Entries by Topic
All topics  «
Interessantes
ZonaNon
Descobrir weblogues
Bloco-notas
Estatisticas
Technorati Profile
Tirem-me daqui!
Saturday, 20 September 2003
A Responsabilidade das Elites, de Novo
Nem todos os dias concordo com o Director do PUBLICO. Mas hoje n?o posso estar mais de acordo. Subscrevo, e transcrevo, a primeira parte do seu Editorial:
Escreveu-se aqui a semana passada que "um dos sinais da degradac?o das sociedades democraticas e liberais e a demiss?o das suas elites". Citaram-se na altura dois exemplos. Podiam-se ter citado mais, ate porque s?o infelizmente abundantes. E por isso que se volta ao tema.
Tomemos o caso da decis?o do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) de aconselhar as escolas que cobrem aos seus alunos n?o a propina que considerarem adequada nos limites estabelecidos pela lei, mas sempre e so a propina minima. E uma decis?o que, mesmo que nalguns casos possa invocar fundamentos politicos e ideologicos, decorre de uma cobardia indisfarcavel: os reitores n?o querem afrontar os estudantes. N?o querem chatices. Querem dinheiro, mas n?o querem os problemas que cobrar para ter esse dinheiro implica.
Pior: e um sinal de que os reitores n?o querem sair do "tudo igual" mesmo quando sabem que tudo e diferente, isto e, que n?o est?o disponiveis para que as escolas que se sentem mais seguras com a qualidade do ensino que ministram o tornem publico pedindo propinas mais elevadas. Por outras palavras: n?o se importam de igualar por baixo desde que isso n?o ponha a nu as diferencas de qualidade, pois isso mostraria que ha escolas de qualidade diferentes, escolas que s?o capazes de captar mais alunos apesar de pedirem propinas mais elevadas, escolas capazes de pedir propinas mais elevadas acreditando que isso n?o as prejudica, antes lhes permite serem ainda melhores.
Felizmente a Universidade Nova de Lisboa furou o consenso e, antes mesmo da lamentavel recomendac?o do CRUP, anunciou que iria cobrar as propinas pelo valor maximo. O que significa que acredita que os alunos n?o v?o fugir por causa disso, pois est?o dispostos a pagar um pouco mais por mais qualidade. A isto chama-se liderar, o que implica arriscar. E o que se espera das elites. E o que n?o fez o CRUP.
...

Posted by frestivo at 10:12 PM BST
Updated: Saturday, 20 September 2003 10:20 PM BST
Post Comment | Permalink

View Latest Entries